Mulher, carreira e o desempenho da dupla jornada

Viviane Freitas

  • 18
  • Ago
  • 2010

Mulher, carreira e o desempenho da dupla jornada

  • 18
  • Ago
  • 2010

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e árduo e as mulheres vêm se destacando na ocupação de cargos de confiança e liderança em grandes organizações

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e árduo, tanto para quem deseja entrar quanto para quem precisa se manter nele.

Com o passar dos anos e a duras penas, as mulheres têm conquistado cargos de confiança e liderança em grandes organizações. Muitas vezes, têm o maior salário da casa e exercem a função que antes era exclusiva dos homens, a de provedora financeira ou “chefe da família”.

Coincidentemente, parece que elas estão se preocupando mais do que os homens com a busca de emprego e a instrução. O perfil das mulheres de hoje é muito diferente daquele do começo do século. Elas ocupam cargos de responsabilidade, assim como os homens, além de exercerem tarefas tradicionais como cuidar dos filhos, do marido e da casa. Uma jornada nada fácil.

Trabalhar fora de casa é uma conquista recente das mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e reconhecida é motivo de orgulho para todas. Segundo dados recentes do Dieese/Sead, as mulheres ainda não foram tão beneficiadas pelas melhorias do mercado de trabalho em 2007, como os homens. Enquanto para eles o desemprego caiu de 13,4% para 12,3%, para elas a diferença foi 18,6% para 17,8%.

Quanto aos salários, o valor médio ganho por hora está em R$ 5,42 enquanto o homem fica em R$ 6,96. No entanto, este valor vem crescendo, ano a ano. No mercado competitivo de hoje, as mulheres têm feito cada vez mais a diferença, pois unem produtividade com sensibilidade e equilíbrio, humanizando o ambiente de trabalho. Além disso, contribuem com diferentes visões sobre assuntos por serem geralmente mais questionadoras.

Exceto em funções que exigem força física, as mulheres são tão competentes quanto os homens, e por sua dedicação e entrega ao que fazem, muitas vezes os superam. No entanto, a conquista por seu espaço no mercado de trabalho continua e, por isso, elas precisam demonstrar força, competência, profissionalismo e seus diferenciais competitivos.

Todo este panorama nos leva a uma reflexão: as mulheres vêm demonstrando cada vez mais seu valor e importância no âmbito profissional, conquistando seu espaço no dia a dia. No entanto, ainda há muito a ser feito, e cabe a elas a continuidade desta conquista, deste processo. Será apenas com o prosseguimento do desenvolvimento delas e da demonstração de todo seu profissionalismo e competência que elas poderão ter, enfim, seu valor plenamente reconhecido e recompensado.

Fonte: empreendedor.uol.com.br/ – por Marcelo Abrileri

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

6 comentários

  1. Gostaria de me integrar ao grupo contribuindo com minhas aptidões e experiências nas áreas de atendimento e vendas.
    atenciosamente agradeço e fico a disposição para mais

    Ver mais
  2. e dureza mais no fim da tudo certo e tudo fica maravilhoso

    Ver mais
  3. Adorei este programa que fala de nos mulheres Parabens

    Esta programa e o maximo pois aprendemos muito.

    Ver mais
  4. Achei muito interessante as dicas dadas neste site.
    As estatísticas, mas além de tudo, o assunto todo
    voltado para a Mulher…
    Nossa jornada é quádupla (Esposa, mãe, dona de casa e profissional) e tem de arranjar tempo para a parte espiritual (religião) e laser claro!

    Espero que você continue nos ajudando,
    nos dando dicas importantes!

    Ver mais
  5. É complicado mais satisfatorio saber que posso planejar o que comprar de novo para casa e filhos sem cobrar do marido pois tenho omeu salario é muito cansativo estou exausta, cansada, fraca mais feliz vamos consegui mais depende de nos mulheres chega de preguiça e comodismo esperando so por marido para trocar um movel da casa

    Ver mais
  6. Afe, que é cansativo é. mas é recompensador.

    Ver mais