Viviane Freitas

  • 5
  • Nov
  • 2010

Melhore o seu humor

  • 5
  • Nov
  • 2010

Quando se pensa no intestino, a maioria das pessoas lembra logo das principais funções do órgão: digestão e absorção. Mas você sabia que tanto o intestino delgado quanto o grosso têm relação direta com o humor, a disposição e a alegria? Quem explica é o gastroenterologista Ricardo Correa Barbuti, secretário geral da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

“O intestino vem sendo considerado um ‘segundo cérebro’ por causa de suas funções e da importância para nosso bem-estar”, afirma. Grande parte dos componentes do sistema imunológico, alguns hormônios e neurotransmissores são produzidos por este órgão, o que o torna tão importante e capaz de influenciar as emoções humanas, segundo o médico.

A associação do intestino com o humor começou a ser feita após a descoberta de que 90% da serotonina, neurotransmissor responsável pela alegria e pela sensação de bem-estar, serem produzidos por este órgão. O chamado “segundo cérebro” executa suas funções independentemente do sistema nervoso central e da medula, mas é indispensável que haja um equilíbrio entre eles para que o corpo esteja bem.

E não é só isso. Muitas imunoglobulinas, substâncias proteicas que ajudam na defesa do corpo, são produzidas nos intestinos. Para que tudo isso aconteça, é preciso cuidar bem do órgão, e, especialmente, da flora intestinal, que são as bactérias que ajudam na digestão dos alimentos. “É indispensável que haja harmonia e alimentação correta para que o funcionamento da flora não seja prejudicado”, explica o especialista.

Barbuti recomenda a ingestão de pelo menos 1,5 litro de água por dia. Outra dica é inserir legumes, verduras e frutas em suas refeições, já que são ricos em fibras. “Esses alimentos estimulam as paredes do intestino, o que resulta na secreção da serotonina.” Aliar uma alimentação saudável a exercícios físicos é indispensável para manter seu intestino regulado. Você sentirá os reflexos desses cuidados no humor, que vai melhorar, e na maior sensação de bem-estar. Experimente!

Fonte:  Unilever Vital

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

1 comentário

  1. OLA GOSTEI MUITO DAS MATERIAS FOI MUITO BACANO

    Ver mais