Medo ou Temor: O que o meu filho deve ter?

Josiane Boccoli

  • 1
  • Mai
  • 2015

Medo ou Temor : O que o meu filho deve ter?

  • 1
  • Mai
  • 2015

Por um bom tempo levei o meu filho a obedecer-me por medo de castigo; sempre o ameaçava dizendo: “Se você não me obedecer vai ficar sem TV” ou “Você está de castigo porque não fez o que eu lhe pedi…” E isso, claro, fazia-o cumprir o meu mandado rapidamente. E eu pensava: “Ele está a obedecer-me.”

Porém, ele começou a crescer, a ter novas atitudes e a tornar-se mais confiante. Chegou a fase de “saber tudo” e de se achar grande o suficiente para me poder responder da mesma forma que os seus “amiguinhos” faziam com os seus pais.

Vi naquele dia uma vontade imensa nele, de ser do meu tamanho e de me dizer: “Não tenho mais medo de você!”

Então Deus falou forte comigo.

O que eu estava a fazer?

Até quando o meu filho seria criança? Até quando eu poderia amedrontá-lo?

Afinal, eu controlava-o porque ele tinha medo de mim e das punições, porém um dia ele seria maior do que eu e também mais forte, e então, como eu faria para que me continuasse a respeitar?
Vi ali o meu erro! E transmito-o a si agora:

Nós não podemos pensar somente no presente, dizendo: “O meu filho obedece-me e respeita-me porque eu sou firme e rígida com ele…”. Não! Este filho vai crescer ao ponto de não conseguir “domá-lo” mais, e a única forma de ele a respeitar hoje, e continuar a respeitá-la para sempre, estando você presente ou não, será pelo “Temor a Deus”. Sim, o seu filho deve temer a Deus e não ter medo de si.

Hoje ensino ao meu filho o mandamento de Deus :

“Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor, teu Deus.” (Dt. 5:16)

Se os nossos filhos forem ensinados a obedecerem à palavra de Deus e a amá- Lo de todo o coração, eles certamente nos respeitarão e nos honrarão. Não por merecermos, mas por zelarem pela palavra do seu Senhor, a Quem a sua mãe os ensinou a Temer e Confiar.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

14 comentários

  1. Com certeza quando ensinamos os nosso filhos a ter temor a Deus, de fato eles também nos respeitaram. Porque eles saberão que existe um Deus que pode honrá-lo ou não, através da obediência a sua palavra.

    Ver mais
  2. Olha eu to passado momento muito difícil com a minha filha de 5 ano.

    Ver mais
1 2 3