Independência

Viviane Freitas

  • 25
  • Mai
  • 2011

Independência

  • 25
  • Mai
  • 2011

Independência financeira: como conquistar?

Expert em finanças, Gustavo Cerbasi, dá dicas para você conquistar a tão sonhada independência financeira.

Estipule uma certa quantia do seu salário para guardar numa aplicação financeira

Se você não quer mais pedir dinheiro para o banco na hora de quitar as dívidas, siga os conselhos do expert em finanças Gustavo Cerbasi, autor de Dinheiro – Os Segredos de Quem Tem (Editora Gente), e declare-se independente!

1. Faça um cálculo simples
Mesmo que odeie matemática, não desanime. A conta é fácil: subtraia seus gastos do que ganha. Então, estipule uma quantia da sobra para guardar. Lembre-se que 50 reais todo mês viram 600 no fim de um ano. Caso não reste nada, leia o passo seguinte.

2. Emagreça suas despesas mensais
Imagine qual seria um valor ideal para poupar por mês (10% da sua renda líquida é um bom começo) e descubra maneiras de alcançar essa meta. Idéias: pare já de desprezar os 10 centavos do troco da padaria e use mais o e-mail que o celular.

3. Estabeleça limites para despesas de última hora
Convidaram-lhe para sair. Avise logo que só pode gastar, por exemplo, 30 reais. Em outras palavras, ou você fica de olho nesses gastos não planejados ou eles vão desviá-la do objetivo, que é engordar o caixa.

4. Guarde seus reais antes que seja tarde
Para eliminar a possibilidade desse plano afundar, transfira o valor que você está se propondo a guardar para alguma aplicação financeira assim que receber o salário. Dessa forma, não corre o risco de gastá-lo sem perceber ao longo do mês.

Fonte: Revista Nova