De Filhos para Pais: Eu planto, tu plantas, ele planta… nós colhemos!

Andreia Petrucci

  • 7
  • Out
  • 2014

De Filhos para Pais : Eu planto, tu plantas, ele planta… nós colhemos!

  • 7
  • Out
  • 2014

Quantas vezes já ouviu a expressão: “Quem fala planta e quem ouve, colhe?”



Pois é, sábio provérbio ou não, a verdade é que não é apenas quem fala que planta, mas a cada momento, podemos cultivar boas ou más sementes, seja por intermédio de pensamentos, palavras, reações ou atitudes. Agora, compete a cada um de nós, escolher quais “alimentar”, pois é das mesmas que colheremos os respetivos frutos.

Os pais, como cuidadores e protetores, naturalmente transmitem bons ensinamentos aos seus filhos. Pelo menos assim deveria ser. Até hoje, guardo do meu pai princípios básicos, que alimentei e cuidei, e que ainda me servem de exemplo. Se existiram erros e falhas? Sem dúvida, como é inerente a qualquer ser humano, mas as bases foram lançadas.

‘Mas aquele que está sendo instruído na palavra faca participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.’ (Gl.6:6-7)

Não é apenas respeitar quem nos ensina, mas perceber a importância e o investimento por parte de quem nos instrui, através da prática desses ensinamentos; é dar frutos dignos de quem não vive à toa, sem direção. E isto serve tanto para pais, quanto para filhos.

Tudo tem o tempo determinado, como plantar e colher. Assim para nós, o ensinamento que recebemos não deve ser “anti-natural”, como receber e reter… Deve produzir os frutos, correspondentes à “semente” que foi plantada.
Todas as mensagens que ouvimos em casa, com os pais; na Igreja, por intermédio do pastor ou através dos nossos responsáveis espirituais, ou quando lemos a Bíblia, têm um objectivo especifico para cada um de nós. Ainda que não tenhamos a capacidade de absorver todas as palavras, há algo que sempre retemos; então, é isso que devemos praticar!

Há pessoas que sabem a Bíblia de ponta a ponta, mas não praticam uma única palavra. Mas se praticarmos o que Deus nos revelou, através de cada mensagem ou ensinamento recebidos, estaremos mais aptos a viver em Espirito, e não só, faremos participantes, de todas as coisas boas, aqueles que nos instruem. Quais os filhos que não desejam ter pais assim, e que pai não se orgulharia de nos chamar de filhos?! Agora imagine Deus!

Se nos permitimos completar o processo de “cultivo”, ou seja: regamos, cuidamos, tratamos; vimos crescer, evoluir e dar frutos, também ceifaremos aquilo que essa semente produziu, seja ela boa ou má. Por exemplo, se retemos uma dúvida e cuidamos dela, tratamos diariamente e alimentamos, vai crescer, evoluir e dar à luz a incredulidade, a acomodação e, por fim, a corrupção.
Por outro lado, se semeamos coisas boas, consoante a Palavra que nos é transmitida, colheremos o que é bom, e, permanecendo fieis, obteremos, no final, a maior de todas as recompensas, que é a vida eterna!

Um fruto, se cuidado devidamente, passa por vários processos: semente (caroço), folhas, aumento no tamanho, cor, textura, etc. Tudo isto são bênçãos e sinais do belo fruto em que se tornará, dependendo da semente e do cuidado que lhe for devotado.

O processo de cultivo é duro, e a maioria das vezes, moroso. Exige horas ao sol e muitos cuidados, sob árduas condições atmosféricas (forças exteriores). Se fosse assim tão simples, como lançar à terra e esperar, os agricultores não teriam no seu corpo as marcas das intempéries. E assim se processa o ciclo de plantação de cada “semente”; não desenvolve e dá frutos de uma hora para a outra. Requer empenho, entrega, dedicação e perseverança.

Nada cresce e dá frutos, no nosso interior, sem a nossa participação. Por isso, tanto deve cuidar o que planta, como aquele que colhe, pois não apenas daremos conta do que transmitimos, mas igualmente do que alimentámos, dentro de nós, transformando-se em frutos de perdição ou de arrependimento, para a salvação.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

282 comentários

  1. Muito forte dº Vivi! Devemos plantar mas conscientes de que tudo iremos colher….Devemos confiar em Deus pois, no tempo certo iremos colher (no tempo em que estivermos estrutura para tal colheita).

    Ver mais
  2. É importante plantarmos bons frutos sim, mais muitas vezes não nos preocupamos com o que colhemos e cultivamos dentro de nós, seja sentimentos ou as palavras que ouvimos principalmente a palavra de Deus porque não basta ouvirmos mais é importante também praticarmos, e isso vai produzir bons frutos.

    Ver mais
  3. Tudo aquilo que nos plantarmos será colhido, muitas vezes as pessoas esquecem mas um dia irão compor lher

    Ver mais
  4. boa noite a todos…
    o que planta colhe então se eu plantei no decorre da minha vida frutos maus entao no decorre da minha vida vou colhe-los, porque os plantei entao vou colhe pois nao a nada nesta vida que eu nao colha …entao ouvimos os bons conselhos aqueles que querem o nosso bem para o futuro.eu ,voce velhemos planta o bom fruto hoje para colhe-los amanha….

    Ver mais
1 45 46 47