Em que consiste uma amizade?

Viviane Freitas

  • 27
  • Jul
  • 2012

Em que consiste uma amizade?

  • 27
  • Jul
  • 2012

Uma amizade não consiste apenas em dar… mas em ensinar a dar.

Consiste em receber a atenção necessária por parte da pessoa que se diz amiga, e vice-versa.

Como assim?

Imagine-se doente, queixando-se por diversas vezes e nunca obter auxílio de ninguém…

E porque não há esse auxílio?

Simplesmente, porque nunca se ensinou a dar. Antes, preservou-se o orgulho e não se procurou ajuda, tudo, para não revelar a sua fraqueza.

Conclui-se, então, que o seu ensinamento só consistiu em palavras e não em atitudes. Não ensina com factos, por causa da sua frequente ocupação; dos afazeres diários, que a movem de um “lado para o outro”.

Na verdade, a muita ocupação torna a pessoa individualista: Impele a ensinar apenas o que se aprendeu, e não a dar exemplo com a própria vida.

Para formar uma verdadeira amizade, há que se viver as necessidades da pessoa amiga, e igualmente partilhar as suas. Deve buscar-se uma resposta do “que fazer”, pois isto revela confiança e proximidade.

Normalmente, o apoio que se procura reside sempre em quem está mais próximo: Por exemplo, no marido. Mas este, dificilmente consegue entender, pois não foi feito para auxiliar. 

As mulheres também recorrem às amigas, a quem ensinaram e até ajudaram, mas estas, de alguma forma, não correspondem às expetativas, porque não há um pedido de ajuda anterior; um reconhecimento.

No fundo, nós recebemos na medida que damos.

Se damos palavras, naturalmente vamos receber apenas palavras, mas não o verdadeiro apoio de que necessitamos.

A mulher raramente encontra uma verdadeira amiga, pois a azáfama; o “corre, corre”, não lhe permite ter tempo para atender à sua necessidade. 

A pessoa, quanto menos tempo tem, mais individualista fica.
A pessoa, quanto menos é serva do seu próximo, também é menos companheira e atenciosa.
A pessoa, quanto mais despesas e encargos tem, mais remissa se torna.

E por aí, além…

A Palavra de Deus é uma Aliança que nos faz manter um compromisso de fidelidade e confiança; é baseada em transmitir Vida, algo que é fundamental existir na verdadeira amizade.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

62 comentários

  1. ¶¶¶¶¶¶¶¶¶(=’o’=)¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ Acabei de acessar esse site e nele tem dicas muito boas para emagrecer quem quiser conferir dietadaprincesa.com, vale a pena da uma olhada no site DIETA DA PRINCESA 🙂 🙂

    Ver mais
  2. E realmente fica difícil conciliar tudo e ainda encontrar tempo para as amigas, mas isso é muito importante. É um investimento, é tão bom ter amigas de verdade, ser amiga de verdade; Quando nos colocamos no lugar do outro sempre fica mais fácil compreende-lo e assim ajudá-lo!

    Ver mais
1 9 10 11