De filhos para pais: Sempre a aprender…

Andreia Petrucci

  • 2
  • Dez
  • 2014

De filhos para pais : Sempre a aprender…

  • 2
  • Dez
  • 2014

Assim como os filhos têm condição de aprender com os seus pais, igualmente estes, ao colocarem-se como “aprendizes”, poderão abrir para si próprios novos horizontes e apoiar os filhos nas suas escolhas.

Qual o pai ou mãe que não gostariam que, mesmo depois de crescidos, os seus filhos continuassem a confiar neles como verdadeiros amigos e a procurar nas suas palavras apoio, conforto e sabedoria? Ou ainda, através do seu exemplo, os seus filhos se tornassem ainda mais fortes, mais ousados e acima de tudo, de fé?

Mas para isso é necessário que os pais estejam igualmente aptos a aprender, a ouvir e praticar. Existiram vários pais, retratados na Bíblia, cujo exemplo era mau, tornando-se a sua descendência pior ainda…

“Fez Onri o que era mau perante o Senhor; fez pior do que todos quantos foram antes dele. (…) Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele.” (I Reis 16:25,30)

Fazer o que é mau é uma escolha pessoal, mas a verdade é que filhos seguem exemplos, e não apenas conselhos. Uma má conduta gera atitudes piores, até que a própria pessoa reconheça que precisa mudar, que necessita de uma transformação completa e em obediência, se entregar.

Há-de convir comigo: Se mesmo andando de acordo com aquilo que ouvimos, cremos e aprendemos, já não é fácil os filhos, ou aqueles que ensinamos, se entregarem a Deus, agora imagine se virem em nós um espírito contrário ao que é justo, de desobediência, má conduta, rebelião, palavras impróprias e atitudes levianas?! Então aí é que se vão achar no direito de viver à vontade, de acordo com as suas próprias “cobiças”.

No Centro de Ajuda, aquilo que vemos diariamente são mães a lutar pelos seus filhos e pais, homens, que sem nunca terem seguido uma religião, pegarem nas fotografias dos seus filhos e clamarem por eles. E também vemos filhos, que por escolha ou fruto dessas orações, prosseguem nessa caminhada, procurando ter pela fé, uma vida digna e reta aos olhos de Deus.

Quer uns ou outros, ao fazerem desta forma, reconhecem algo fundamental que todos devemos cultivar: O aprendizado contínuo! Há algo comum a todos, que é a sede de aprender para se tornarem pessoas melhores, pais excelentes e filhos extraordinários!

E isto deve ser comum a cada um de nós: Deixar um legado positivo, de conquistas não apenas materiais, mas sobretudo de honra, caráter e obediência.

Apesar de Onri, o pai de Acabe, ter sido um rei que trouxe sucesso ao reinado de Israel, ainda assim, em virtude da sua perversidade e desobediência, não alcançou graça aos olhos de Deus e foi rejeitado pelas suas próprias atitudes. E assim foi com o seu filho…

Pode ter a certeza amiga ou caro internauta: se plantarmos hoje com a direção certa, as chances de virmos a colher serão infinitamente maiores do que se permanecermos na nossa vontade e nos caminhos que agradam ao nosso próprio coração.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

4 comentários

  1. Quem ensina precisa estar disposto a aprender

    Ver mais
  2. Quem ensina também aprende.

    Ver mais
  3. Palavras convence, mas exemplos arrastam! muito interessante esse post… =)

    Ver mais
  4. É verdade. Temos de ser humildes para aprendermos a ser todos os dias melhores filhos de Deus, sacrificando as nossas vontades, o nosso eu. Sabemos que não é fácil, mas é o único caminho. Tal como nós buscamos no Pai, a direção, assim também nossos filhos buscam em nós um exemplo a seguir. Se virem em nós uma comunhão verdadeira com Deus, uma fé sobrenatural, que tudo suporta, que alcança, que derruba muralhas, que vence barreiras, que conquista, que não se amedronta, que ouve a voz de Deus quer nas planícies, quer nos desertos… aprenderão também a viver no caminho do Senhor, que os levará à Vida Eterna!

    Ver mais