De Filhos para pais: Eduque-se!

Andreia Petrucci

  • 20
  • Abr
  • 2015

De Filhos para pais : Eduque-se!

  • 20
  • Abr
  • 2015

Este mês, ao passar por uma experiência pessoal, consegui entender profundamente como mudar algo que pode fazer parte de nós há muito tempo …

E para entender melhor, abaixo refiro alguns exemplos de pessoas que, inclusive, podem já conhecer a Deus e até serem batizadas com o Espírito Santo. No entanto, nunca devemos esquecer que o trabalho de “modelação”, renovação e restauração em nós deve ser contínuo … É desta forma que Deus nos aperfeiçoa na Sua presença.

– Como transformar uma pessoa habitualmente faladora em alguém que pondera e mede as suas palavras?
– De que forma alguém que não teve uma infância acompanhada, com pais presentes, pode tornar-se num adulto responsável e maduro?
– Como é que uma pessoa que não teve oportunidade de dar continuidade aos seus estudos, torna-se em alguém interessado e influente?

EDUCANDO-SE!!

E logo vem à nossa memória a forma como uma criança é acompanhada ou como nós próprios recebemos instrução ao longo do tempo. Dificilmente aceitávamos quando nos diziam simplesmente para não fazer algo, pois não compreendíamos! Mas quando paravam por um momento e explicavam o motivo; quando investiam em nós de forma a ensinar-nos o caminho ou a forma certa de agir, tudo era diferente! Conseguíamos mais facilmente discernir o certo do errado e basear as nossas escolhas corretamente.

E mesmo em idade adulta, não é diferente!

Por vezes, ao olhar para mim e pensar naquilo que teria de mudar, perguntava: “Como?!”; “Se fizer desta forma parecerá forçado … Não serei eu!” E na verdade eu não devo mudar apenas porque me disseram ou “porque sim” … Mas porque reconheço a necessidade de submeter-me a uma “educação” que me transformará numa pessoa melhor, mais qualificada, melhor esposa, mãe, amiga, mulher de Deus!

“Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.” (Pv 9:9)

A partir do momento que eu compreendo que o motivo das minhas mudanças tem uma razão muito mais profunda, vou fazê-lo por mim, porque me valorizo, porque preciso!

Desta forma, não me limitarei em aspeto algum:

– Reconheço as minhas falhas de personalidade e educo-me na forma de ser e de agir;
– Não me limito ao que já sei ou aprendi, mas renovo a cada dia os meus conhecimentos.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm12:2)

Posso dar o exemplo de tantos servos de Deus que não vieram de famílias unidas e funcionais; de outros tantos que se envolveram em gangues; tiveram uma infância e adolescência destruídas … Ainda assim, porque houve uma submissão voluntária ao ensino e à prática constante dessa “educação” da parte de Deus, tornaram-se em exímios transmissores não apenas da Palavra, mas da salvação! Transmitindo Vida, com a própria vida.

“Eduque-se” hoje, “eduque” o seu filho, filha, de acordo com o que é reto. Nunca despreze o ensino ou a correção seja em que altura for, pois quando paramos de aprender, paramos de “crescer”!

Até à próxima!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

12 comentários

  1. Temos q a cada dia procurarmos melhora ,em tudo .e jamais podemos nos acostumar com este século a onde tudo é natural.

    Ver mais
  2. Essa palavra é um fortalecimento para nossa fé tenho um filho de nove anos procuro ensinar o melho e mostrá-lo o caminho que deve seguir, vejo o retorno do Espírito Santo na vida dele.

    Ver mais
  3. eu não sou mãe mas os peia tem um fundamental papel na educação de um criança de um ser tão indefeso mas por outro lado que vai crescer e vai deixar seus pais suas famílias e por isso acho importante que estes temas sejam abordados para que famílias sejam ajudadas e crianças venham a ser educadas da forma certa:9

    Ver mais
  4. Eu depois que comecei a minha carrera na fe e comecei fazer os dasafios mudei muito e sei que tenho muita coisa ainda que precisa ser mudada e moldada, sei que o caminho e longo mais sei tambem que Jesus esta comigo.

    Ver mais
  5. E verdade,temos que nos educar,permitir sermis educados,para crescer amadurecer,para tanbem ter o melhor para dar

    Ver mais
  6. No final de 2014 decidi que queria submeter-me a uma nova aprendizagem, que me ajudasse a tornar numa melhor mulher, mãe, esposa e amiga.
    Iniciei o Desafio Godllywood e quantas mudanças foram acontecendo ao impor a mim mesma novas regras de disciplina, de obediência a Deus, deixando para trás a minha vontade e afogando os sentimentos do coração numa nova racionalidade.
    Quando nós permitimos que Deus entre na nossa vida sem qualquer reserva, Ele trabalha em nós também sem qualquer reserva e transforma até aquilo que achávamos ser impossível de mudar em nós.
    Obrigada pela oportunidade que e que levam a todas as mulheres (onde me incluo) de poderem se educar na fé e crescer espiritualmente, mesmo que tenham apenas a escolaridade mínima deste mundo.
    Deus abençoe poderosamente esta obra transformadora.

    Ver mais
1 2