De Filhos para Pais: Des(Obediência)

Andreia Petrucci

  • 18
  • Nov
  • 2014

De Filhos para Pais : Des(Obediência)

  • 18
  • Nov
  • 2014

Ultimamente tenho-me deparado com a palavra “obediência” em vários âmbitos do meu quotidiano: Seja num atendimento, numa mensagem de fortalecimento interior, e acima de tudo através da Palavra de Deus.


Todos os mandamentos e preceitos dependem exclusivamente da prática dos mesmos. E a isto chama-se OBEDIÊNCIA!

A lei torna-se nula quando não há obediência. E dentro da nossa casa de que forma se mantém o respeito e a harmonia, senão pela prática da mesma?
Mais do que viver submetido a algo ou alguém, a obediência é sinónimo de respeito e consideração para com o próprio indivíduo, que passa a refletir-se no relacionamento com os demais.

Já viu aquela cena em que o filho faz uma “birra” no supermercado, exigindo aos pais que lhe comprem algo? E por mais que os pais, já envergonhados, o tentem chamar à razão – mesmo sob ameaças – a criança não cede?!
E ao longo da vida, se cenas como esta se repetem, em outros âmbitos, do que adianta os filhos dizerem que amam os seus pais e os encherem de palavras bonitas, se não praticam o que lhes é ensinado?

Há uma responsabilidade inerente a cada progenitor: a educação dos seus filhos. Mas mais do que proporcionar-lhes as condições académicas, devemos fundamentalmente prover-lhes o ensino moral e prático, que formarão o seu caráter e lhes darão bases interiores, sólidas, para construírem o seu futuro. Sabia que era exatamente dessa forma que os mandamentos de Deus eram transmitidos de geração em geração? O ensino não era apenas uma atividade isolada num determinado período do dia, mas uma instrução ativa e constante, associada a todas as atividades diárias. Por isso vemos tantas referências aos “heróis da fé”, como Abraão, Isaque e Israel, que não apenas com o seu exemplo, mas sobretudo através da sua OBEDIÊNCIA, se tornaram verdadeiros marcos e exemplos para as gerações vindouras, inclusive a nossa!

Qual o pai ou mãe que não gostariam de ser referência para os seus filhos? Mas este “galardão” não vem apenas porque os incitamos a estudar bastante para tirar um curso, ter uma profissão, uma casa bonita e um carro grande… a maior herança que podemos deixar aos nossos filhos é a Palavra de Deus, que sustenta e supre qualquer necessidade, e ainda lhes garante uma vida perpétua.

Se nós, educadores, formos obedientes a Deus, e através dessa obediência cultivarmos o temor a todo o tempo, isto nos será algo natural, e os filhos não apenas seguirão esse exemplo, mas colherão, igualmente, os frutos dessa OBEDIÊNCIA!

Sabe… o ser humano tem o “dom” de complicar. Mas uma única coisa, quando praticada, faria toda a diferença em nossa vida, casa e família: A OBEDIÊNCIA à Palavra de Deus!

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”
(Dt.6:6-9)

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

8 comentários

  1. A pontinha do véu é muito interessante essa mensagem, porque muitos de nós os pais fecham os olhos para os erros dos nossos filhos, talvez vez por amarmos cegamente ou de pensarmos que só acontece com os filhos dos outros.
    Mesmo estes de mostrando alguns sinais de comportamento desviantes. Nunca devemos passar a mão sobre os erros dos nossos filhos quando estes agirem de forma errada, devemos repreender quando for necessário e devemos também elogia-los quando assim for necessário. E sempre dar mos a atenção aos filhos.

    Ver mais
  2. Muito importante este post, hoje em dia a desobediência tem sido algo tão comum nos lares.
    devemos seguir o exemplo de Cristo e seremos exemplos bons para nossos filhos!

    Ver mais
1 2