Conquiste o cliente

Viviane Freitas

  • 5
  • Mai
  • 2011

Conquiste o cliente

  • 5
  • Mai
  • 2011

Etapas para efectuar uma venda bem-sucedida

Dicas para você conquistar a clientela e se dar bem na carreira

Siga nossas dicas para se tornar uma vendedora de sucesso:

A principal ferramenta de trabalho de um representante é a boa venda. Para isso, é importante conhecer três etapas fundamentais.

1. Pré-venda: é o momento de estudo do seu negócio.
Entenda o mercado: procure os sites das federações das indústrias e revistas especializadas do setor em que irá atuar.
Administre a agenda: saiba quanto tempo você perderá para fazer uma visita e quantos clientes poderá atender por dia. Agende vários encontros numa mesma região.
Marque visitas: marcar dia e horário para a conversa é fundamental para o cliente se sentir bem atendido.
Conheça os canais de entrega: tenha noção do tempo da entrega para dar uma margem segura ao cliente. Conheça também as possibilidades de negociação de preços.

2. Venda: o atendimento nunca é o mesmo para todos os clientes, mas existem regras que podem ajudar nessa hora tão importante.
Esclareça. Não engane: a função da representante não é empurrar o produto a qualquer custo. Ela precisa entender a necessidade do comprador para efectuar a venda certa. Só assim será possível apresentar o produto indicado para cada situação.
Invista na imagem: a representante deve ser vista como uma pessoa séria e capaz de solucionar problemas. Além de usar roupas discretas, ela deve ter postura profissional e bons argumentos. Importante: o vocabulário diz muito. Nada de gírias e erros de português.

3. Pós-venda: hora de conservar o contato com o cliente.
Sempre presente: a representante deve manter contacto uma vez por semana, nem que seja só por telefone. É preciso acompanhar todo o processo do pedido.
Organize os contactos: a agenda dessa profissional é sua maior aliada. Meios eletrônicos podem ajudar na rotina. Por exemplo: enviar emails com as novidades.
Tenha um pé-de-meia: as vendas podem ir muito bem em um mês e desandar no mês seguinte. Por isso, a representante precisa ser organizada! A dica é anotar os custos do seu trabalho no fim do dia para saber de quanto precisará para garantir o mês no azul.

Fonte: Revista Mulher Abril

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

2 comentários

  1. achei muito interessante esse assunto pois o mesmo veio somar ainda mas com os meus conhecimentos.
    parabéns pelo seu trabalho vivi

    Ver mais
  2. ola td bem como vai adoro ler esses comentarios me ajudam dao uma iniciativa para mudar e aprender

    Ver mais