Comparação e o Medo

Viviane Freitas

  • 21
  • Nov
  • 2012

Comparação e o Medo

  • 21
  • Nov
  • 2012

Sabe aquela pessoa que você aprecia muito? Ela está muito acima de si – mediante a sua conclusão espiritual – ou é mais talentosa!

Sabe… Quando se sente pequena demais, a ponto de não ser tão natural como gostaria de ser?

Sabe… Quando esta pessoa, que admira tanto, lhe dá responsabilidades ou algo para ser feito perante ela… Você acovarda-se… Dá-lhe um “branco”, a ponto de mostrar fraqueza, mesmo sabendo que poderia fazer?

Sabe… Mesmo amando tanto e se comparando com esta pessoa, você acaba por promover uma distância, como uma maneira mais fácil de lidar com a sua insegurança?

Engraçado… Você ama, mas distancia-se.
É surpreendente… Você aprecia, mas ignora.
É doloroso… Porque ama, mas rejeita.

E sabe porquê?

Surgem as sorrateiras invejas, que, sem perceber, carregam mais e mais sentimentos que a afastam. E, com um sentimento, vai emendando outro… Orgulho e Egoísmo.

E não parece por mal… Porque o faz, para se proteger contra aquela insistente insegurança e baixa auto-estima, no momento em que está próxima.

É engraçado… Parece que de longe é mais aceitável. De perto, é insuportável a guerra que trava dentro de si própria.

Porquê? Porque sinto isto?

O maior problema é depender de alguém. E a comparação faz-lhe isso. Fica dependente da aprovação da pessoa que tanto aprecia.

É como se invalidasse a sua personalidade – como uma capa – e a lançasse fora. É como se desprezasse a sua crença; a sua fé em Deus, para se basear inteiramente naquela pessoa que lhe traz direção e segurança.

É como sentir… Que a segurança é trazida pela afirmação daquela pessoa – que ama e aprecia – e Deus ficasse ali… de lado.

É realmente isso que acontece: Naquele momento de comparação…
Deus, a sua fé, a sua confiança, são lançados no lixo, para que outra possa conduzi-la.

Que horror! É horrível “trocar as bolas”!
Mas isso acontece porque estamos a sentir, e não na fé.

A fé faz-nos vigiar. O sentimento faz-nos comparar e esperar pelos demais.

Amiga leitora, eu tenho a mais absoluta certeza que se enquadra aqui, em uma ou outra situação. Mas eu quero pedir-lhe um favor…

PARE de se COMPARAR!

Seja você mesma! E não se lance fora…

Aceite quem você é, e prepare-se para a mudança, porque ninguém alcança grandes conquistas, sem desafios de mudança e aprendizagem.

Eu venci essas terríveis comparações. Hoje o que me resta é aprender a melhorar e não me intimidar para mostrar quem eu sou.

NÃO DEPENDA…

É outra coisa que te faz fraca e sentimental. Quando você aprende, motiva a sua auto-estima e traz à existência o espírito que foi criado em si: O Espírito da Criação.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

83 comentários

  1. Dn Vivi esse post foi esclarecedor. Eu me sinto assim , tenho muitas vezese anulado, deixado de ser eu mesma. Em pró da aprovação ddas amigas, ou até familiares. Sinto-me inibida. Com isso deixo de olhar para mim, e passo a olhar atitudes dos que estão a minha volta.
    Me ajudou muito esse post. De fato a minha fé e confiança estavam sendo lançadas no lixo. Isso tão sorrateiro que se não fosse esse post eu não sei quando iria perceber que estava agindo assim. Que venhamos estar sempre focadas em obedecer a palavra de Deus e agrada-lo Ele sim é merecedor dessa atenção. Sendo assim seremos vista como verdadeiras mulheres de Deus e agradando aos outros ou não, o que importa é minha fé firmada e o meu ser sendo único diante da confiança que estarei depositando no Senhor e na sua palavra.

    Ver mais
  2. Pura verdade. Houve um tempo que finalmente encontrei minha melhor amiga, era até obreira. Eu a admirava muito por ter um ótimo testemunho, ser bonita e muito dedicada. Mas chegou um tempo que comecei ver ela como uma competidora, pois ela tirava olhares e atenção só pelo jeito de ser, e comecei depender dela pra tudo. Se ela não estava de acordo com algo que fizesse ou dissesse eu fica muito triste, injustiçada e até achava que ela estava me perseguindo… Até que decidi me afastar dela e ganhar almas e fazer amizades diferentes. Mas isso me fez muito mal, porque ela notou meu distanciamento e passou me tratar diferente, mas ela já havia notado meu distanciamento. Até que um dia olhei para si e pude perceber o valor que eu tenho para Deus, e que ela nunca quis meu mal. Hoje a nossa amizade é ótima. Vamos entrar juntas para a aula de candidatos a obreiro. Sempre ela me ajuda em algo e eu ajudo ela. E essa amizade só pôde ser reconstituída porque Deus está acima dela, e tanto eu quanto ela lutamos para nossa amizade permanecer firme.

    Ver mais
  3. Pura verdade. HouvE um tempo que finalmente encontrei minha melhor amiga, era até obreira. Eu a admirava muito por ter um ótimo testemunho, ser bonita e muito dedicada. Mas chegou um tempo que comecei ver ela como uma competidora pois ela tirava olhares e atenção só pelo jeito de ser, e comecei depender dela pra tudo. Se ela não estava de acordo com algo que fizesse ou dissesse eu ficavaliação muito triste, injustiçada… Até que decidia me afastar dela e ganhar almas e fazer amizades diferentes. Mas isso me fez muito mal, porque ela notou meu distanciamento e algo me incomudou para falar com ela. Até que um dia olhei para si e pude perceber o valor que eu tencontrei para Deus. Hoje nossa amizade é ótima. Vamos entrar juntase para a aula de candidatos e sempre ela me ajuda em algo.

    Ver mais
  4. Dona, Vivi, antes de acompanhar seus posts eu não tinha noção da gravidade desse meu problema. Sempre fui muito, muito mesmo insegura. Cresci na igreja e fui para o mundo. Quando voltei, fiquei olhando para o que eu não tinha em relação as demais pessoas que permaneceram, e com isso só adquiri maior insegurança. Tudo virou uma bola de neve e eu estava sofrendo muito. Até que um dia o Espírito Santo me tocou e eu O percebi. A partir daí comecei a verdadeira conversão. Mas ainda luto muito com esses costumes e tudo que sinto. Tenho vencido a cada dia e me tornando realmente feliz por isso. Tenho olhado para o que eu posso ser para Deus. Eu amo a Deus e amo a senhora, pois tem me ensinado coisas maravilhosas. Estou aprendendo a me aceitar, me expressar, me valorizar, me amar e a confiar em Deus.. Isso porque estou indo a raiz dos meu problemas. Quero te agradecer e dizer que a senhora é muito linda para mim. Obrigada!

    Ver mais
  5. Forte

    Ver mais
1 12 13 14