Como ser chefe?

Viviane Freitas

  • 16
  • Fev
  • 2011

Como ser chefe?

  • 16
  • Fev
  • 2011

Conquiste o respeito!

Foque nos resultados : Que tal deixar sua marca em cada trabalho que realiza? Uma maneira de colocar sua personalidade até nas pequenas tarefas é se perguntar: ”Como poderia melhorar isso ainda mais?”

Assuma os erros

Ok, você quer se esconder embaixo do mousepad quando comete um erro daqueles. Mesmo assim, resista à tentação de tirar o corpo fora ou, pior, colocar a culpa em um colega. Assumir a responsabilidade é sempre a atitude mais nobre.

Aceite opiniões contrárias

Se você evita dar idéias por medo da crítica, guarde isto: quem emite opinião está sujeito a julgamento. Em vez de se magoar, leve em consideração as observações e reflita sobre elas. Isso fará com que amadureça.

Exale simpatia
Com um pouco de charme, todo mundo sucumbe aos seus desejos. Pelo menos é o que juram os consultores Brian Tracy e Ron Arder. ”Da próxima vez que encontrar alguém de que goste, demonstre alegria, ouça-o com atenção e o trate como se fosse muito importante”, diz os autores de O Poder do Charme (Sextante).

Busque novos desafios
Você já aprendeu tudo o que podia no emprego? Para melhorar na carreira, peça um novo desafio ao seu superior, como se engajar em um novo projeto da empresa.

Seja sociável
Tomar um café ajuda a ser escolhida para uma vaga nova. ”Os frequentadores do cafezinho são mais conhecidos e considerados sociáveis”, explica João José da Costa, autor de Como Enrolar Seu Chefe e Progredir na Empresa (Matrix). Segundo o advogado e administrador, você encontra pessoas influentes entre uma xícara e outra, criando oportunidade para partilhar seus resultados.

Mande e-mails curtos
Já reparou que, muitas vezes, o número de palavras de um e-mail ou relatório excede o de idéias, dando muito trabalho a quem lê? A sugestão do livro Venda-Se – A Arte de Construir uma Imagem (Best Seller) é revisar cada memorando e lê-lo em voz alta, perguntando-se: como isso pode ser dito mais sucintamente?

Responda os e-mails no ato

Se virou chefe e quer manter em alta a produtividade dos funcionários, comece respondendo no ato aos e-mails deles, como aconselha a consultora de marketing Caitlin Friedman, co-autora do livro Mulheres no Comando (Verus). Assim, evita a mensagem de que não vê problema em adiar soluções.

Não banque o bonzinho

Se quiser deslanchar na carreira, tenha em mente que não é possível agradar a todos. ”Uma das maiores pretensões que se pode ter é essa”, escreve Luiz Marins em seu livro Superdicas para Ser um Profissional Vencedor. ”A ânsia pela aprovação de terceiros durante todo o tempo pode prejudicar a vida familiar, o convívio com os amigos e, principalmente, o emprego.”

Persista sempre
Atenção, garota perfeccionista! É muito difícil realizar um trabalho de maneira impecável logo de primeira. A atitude esperta é agarrar o desafio com unhas e dentes e não desistir nunca. Com o tempo, você se tornará uma expert, pode acreditar.

Pergunte se tiver dúvidas
Para evitar falhas por pura falta de informação, acostume-se a perguntar sempre que tiver uma ponta de dúvida. Outro benefício da contribuição alheia: ela pode refletir positivamente no seu trabalho. Você nunca ouviu que duas cabeças pensam melhor do que uma?

Conheça seus limites

Assumir várias tarefas é uma ótima maneira de se mostrar interessada e proativa. Cuidado apenas para não acabar se perdendo e provocar o efeito contrário: ficar improdutiva. O saldo final será não fazer bem-feito aquilo a que se propôs.

Fonte: Mulher Carreira

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

1 comentário

  1. Ótimas dicas 😀 ameei !!!

    Ver mais