Silvia Alvarenga

  • 16
  • Mar
  • 2010

Como Lidar com os Problemas

  • 16
  • Mar
  • 2010


O problema não precisa ser chamado: ele acontece na vida de todos os seres humanos. E ele vem sem darmos permissão, sem ser convidado e, muitas das vezes, sem ao menos esperarmos, nos pegando de surpresa.

E o que acontece?

Muitas das vezes ficamos desesperados. Muitos guardam dentro de si aquele fardo e levam para dentro do seu lar ou até mesmo do trabalho –  o desgosto. As pessoas mais amadas ou do seu redor são as vitimas.
Temos reações diferente, muitas das vezes nada do que pensávamos que iríamos fazer. As vezes choramos, irritamos, nos exaltamos e etc… Nada que resolva. É o que a nossa tendência de auto defesa nos faz. Mas ainda assim, não resolve.

Se o problema é com outra pessoa e nos atingiu, deixamos que aquele estrago entre e viva conosco diariamente. Já imaginou uma pessoa que te desagrada invadir você pela sua falta de respeito ou etc..? Olha o que nós deixamos que aconteça conosco! Justo porque os nossos sentimentos só pioram mais as coisas. Além de não contribuir para o nosso benefício, trazer a paz e solução, ele trás tormento e aumenta o problema.

As vezes não queremos levar o desaforo para casa, mas queremos que aquele mal que nos aborreceu viva com a gente! Já parou para pensar nisso?

É muito triste! Agimos como auto defesa, mas não existe resposta!!!! 

E então? Como alcançar a resposta?

A resposta virá quando você se indignar contra aquilo que te faz escrava, contra aquilo que te domina a ponto de tirar sua paz.

Você, ou nós, quando deixamos que as coisas ao nosso redor nos destruam, permitimos dar a força para quem é o nosso inimigo número 1.

E você me pergunta: Quem é o meu inimigo número 1?

A nossa natureza. O nosso sentimento, que quando “sente” nos deixa fragilizados diante de qualquer situação. Quando somos dominados por ele, não conseguimos nem reagir para o nosso próprio benefício. Já pensou nisso?

Sentimos incapacidade, fugimos, ou fazemos o extremo: gritar, brigar e assim criamos outro problema maior. Quando uma briga traz paz? Quem vencer, pode até alcançar benefício, mas a mágoa o ressentimento o ódio vão habitar e destruir tudo por dentro.

Neste programa, queria muito estar. Mas não foi possível. Mas comuniquei a elas um exemplo que eu aprendi com a vida: Quando estou dirigindo, ando direitinho, mas as vezes encontro um carro na minha frente mais devagar que eu. Naturalmente eu saio, sem me aborrecer, e vou para outra pista. Passo o outro carro e retomo a mesma pista aonde estava, e continuo o meu caminho, sem que nada tire a minha paz.

Mas o que acontece na maioria das vezes: ficam buzinando quando estão atrás de mim, jogando farol alto, tentando me apressar a todo custo, fazendo com que eu fique nervosa e saia do caminho. Mas, e se eu não quero sair? E se eu quero continuar? Eu tenho direito, não é? Afinal eu estou no limite direitinho!!!! 

E porque tenho que sair ou respeitar a uma pessoa que eu não conheço? E ainda mais, fazendo tanta grosseria? Se ele precisa que eu saia, porque ele não sai? Ora, enquanto ele fica a minha espera para eu sair, ele perde o tempo e se aborrece!!!! E eu, na minha paz fico tranquila!!!! Quem perde aqui?

E quem é ele para me trazer a consciência do meu erro? Não estou dentro da lei? Qual autoridade tem ele sobre mim se ele está fora da lei?

Aqui, você vê, que ele perde tempo, ele se aborrece e o ainda mais, não resolve!

Quantas pessoas são mesquinhas no seu procedimento ao problema corriqueiro! Explodem, ameaçam e etc… justo ao seu jeito!

Quem sou eu para ditar  normas ou fazer aquilo que eu quero a um desconhecido, se eu não tenho autoridade sobre ele??? E ainda que esteja baixo minha autoridade ou tem uma aliança comigo, quem sou eu para dominar o seu gosto, sua mentalidade????

Hummm!!!! Por isso, eu digo. Se eu tenho um problema com alguém, é melhor eu ajeitar essa situação dentro de mim, do que eu querer ficar querendo mudar essa pessoa, que tem vivido a vida a sua maneira. 

Você pode mudar, mas você não tem capacidade de mudar a outra pessoa !

Então não espere por ninguém. Solucione o problema interno, que é seu, e você falará com a sua própria atitude… Isso é uma lição de moral!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

11 comentários

  1. Olá benção de Deus, estou passando por aqui para lhe dizer que seu blog é uma benção. Continue assim, você é um instrumento valioso nas mãos de DEUS. Um grande abraço do amigo irmão: JOSEMAR SANTOS
    http://www.josemarsantoslouvai.blogspot.com

    Ver mais
  2. D. Vivi eu costumo sempre dizer as pessoas que eu atendo , se olharmos para o nosso problema , e pensar mos que ele e grande , entao o nosso Deus se torna pequeno, mas se olharmos para onosso problema e ve lo de forma pequena , então o nosso Deus fica na posição de grande e invencivel, assim enfrento meus problemas diarios , no existe nenhum que seje maior que o meu Deus vivo …Deus abençoe muito a sra…

    Ver mais
  3. Paz,

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    Ver mais
  4. Ola ! ja linkei o seu blogue, e hoje estava ver o Coisas de Mulher, e me deparei ainda mais com o programa sobre felicidade…hahahhaha, eu sou a pessoa mais feliz de portugal 🙂 Sabe que tudo que tem neste post é exactamente o que eu penso… antigamente quando eu estava obesa, culpava os outros por isso, e na realidade a culpa era so minha, mais vale criticar os outros do que realmente MUDAR…… a mudança tem que ser interna….digo isso sempre pra todas pessoas que seguem o meu blogue, independente da area da vida da gente que queremos que mude, tudo depende da mudança interna…. Optimo programa…adorei , ja adicionei no facebook tambem….vejo que aqui em portugal as pessoas nao sao tao preocupadas assim quanto a obesidade, mas tenho tido muitas blogueiras daqui q me acompanham e que a cada dia fico mais contente….acho que esta questao deveria ser mais abordada….afinal é uma questao de saude !!! e sem saude, nao da pra ser felizzzzzzzzzzzzzz !

    Ver mais
  5. È verdade dona Vivi se a gente não muda é difícil aguentar certos problemas, em relação a um famíliar que ta sempre tendo problema, sempre envolvido em alguma coisa e a gente ve aquele famíliar se destruindo vc se sente impotente de não poder mudar seus pensamentos e atitudes e acaba absorvendo tudo para si, eu sei bem oque é isso.A melhor coisa a fazer é deixar e entregar na mão de quem pode resolver só há Hum mesmo, ai derrepente vc percebe que fez a coisa certa a preocupação deu lugar a tranquilidade, é muito bom esperar em Deus os resultados do outro lado são bem satísfatórios, pode até demorar um pouco mais no seu interior vc sabe que ta tudo sob contrlole.

    Ver mais
1 2