Batismo com o Espírito Santo

Sara Zanon

  • 2
  • Mai
  • 2015

Batismo com o Espírito Santo

  • 2
  • Mai
  • 2015

Resposta ao Internauta:

Olá a todas as internautas do blog Vivi Freitas!
Hoje, sábado, é dia de esclarecer as suas dúvidas e eu tenho aqui comigo uma internauta que vai colocar a sua questão:

Sara – Olá, tudo bem? Como se chama?
Yolanda – Olá, eu sou a Yolanda!
Sara – Qual é, então, a sua dúvida?
Yolanda – A minha pergunta é a seguinte: ‘Como é que a pessoa sabe se realmente foi batizada com o Espírito Santo?’
Sara – Muito interessante! Porque esta tem sido a questão que muitas internautas nos têm escrito.
Normalmente as pessoas já têm uma resposta construída sobre esta questão, como por exemplo: ‘É pelos frutos que se conhece a árvore.’ E certamente a Yolanda já ouviu também a mesma frase, que está na “ponta da língua” (como o ditado popular). Mas na prática, como sabemos isso? Como é que a pessoa pode entender e reconhecer que recebeu o Espírito Santo?!
A primeira coisa que podemos salientar é que quem já recebeu o Espírito de Deus tem certeza, porque a dúvida não faz parte Dele. Então a pessoa tem uma certeza que ninguém consegue tirar. Mas se tem um ponto de interrogação, amiga, isso já é um ponto negativo.
Agora Yolanda, eu quero falar-lhe sobre o que observamos na pessoa que tem o Espírito Santo. Observe e acompanhe em Atos 1:8, quando Paulo conta o que Jesus disse acerca deste Espírito:

“… mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”

A primeira coisa que me chama a atenção, é que quando eu recebo o Espírito Santo eu recebo poder, porque Ele é esse poder! Assim sendo, se eu era – ou sou – uma pessoa limitada, com o Espírito Dele eu vou ter limites, Yolanda?
Yolanda – Não!
Sara – Então, se eu era uma pessoa fraca, tímida, que não tinha ideias novas, era covarde, …, é possível com o Espírito Santo – com esse poder dentro de mim – eu continuar a ser esse tipo de pessoa?
Sim! É possível!!
Porque Ele vai submeter-se à minha vontade. Então existe aí um detalhe, que, por vezes, faz confusão a certas pessoas. Porque Ele é esse poder, essa ousadia, força, e ilimitado, mas quando trabalha em parceria comigo. A pessoa só é tímida, sem força, etc., se não usar esse poder e essa autoridade que está no seu interior.
Sabia que eu era assim?! Eu fiquei um bom tempo na Obra de Deus a ser uma pessoa tímida, insegura, que não tinha ousadia, porque eu tinha esse poder dentro de mim, mas diante desses sentimentos e dessas limitações, eu aceitava!
E foi assim até ao dia em que eu entendi quem era Ele dentro do meu ser. Se o Espírito de Deus no meu interior é ousadia, poder para vencer qualquer coisa e ilimitado, então eu questionei o motivo de eu não ser assim e ter uma vida “amarrada”, sem desenvolvimento, e percebi que essa situação não era certa!
Então, participei a Deus quem eu era e quem queria ser. E comecei, assim, a desafiar-me em cada situação que anteriormente não conseguia vencer e contava com Ele. Esse poder passou a ser usado e a manifestar-se na minha vida, porque eu agia.
O Espírito Santo, minha amiga, é esse poder dentro de si, que só vai fazer algo se você trabalhar em parceria com Ele.
E quando há esse investimento, Yolanda, a pessoa vai além, faz a diferença, torna-se uma referência de Deus.
Entretanto, eu não me vou estender muito mais, porque quero que pense e avalie quem é o Espírito Santo e como tem sido a sua vida.
Mas em João 14:26 podemos ainda verificar o seguinte:

“… mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

Ele tem esse papel, que é de conselheiro.
Por vezes, em meio às adversidades, não sabemos como agir, por ainda não termos experiência nem maturidade ou, simplesmente, porque não passámos, ainda, por aquela determinada situação. Mas quando o Espírito Santo está dentro de si, Ele ensina-a, mostra-lhe e dá-lhe uma direção. Não ficará, assim, perdida, nem será uma “Maria vai com as outras”!
Yolanda, eu não sei se costumam utilizar esta expressão em Portugal.
Yolanda – Sim.
Sara – Porque no Brasil usamos esta expressão para nos referirmos àquelas pessoas que se deixam levar pela opinião das demais. Mas quem tem o Espírito de Deus torna-se definida, porque Ele dá essa direção. E até para aquelas pessoas que têm problemas de esquecimento, Ele diz: “e vos fará lembrar de tudo” … Ou seja, o Espírito Santo dá toda a condição para ser uma pessoa verdadeiramente vencedora e fazer a diferença no seu meio.
Além disso, e já me esquecia de mencionar, repare que ainda podemos ver o que está escrito: “e sereis minhas testemunhas” seja aonde for. Quem tem o Espírito Santo tem o desejo ardente de ganhar almas, porque fica incomodado(a) se não o fizer e tem a necessidade de partilhar esse conhecimento. A pessoa tem ousadia para falar desse Deus para as pessoas e não teme, pois esse poder está dentro dela.
Assim sendo, Yolanda e amigas internautas, o Espírito de Deus é a maior riqueza que uma pessoa pode ter na vida, mais importante que qualquer coisa: um marido; um trabalho; a própria família; do que tudo. E quando Ele está dentro de si vai acrescentar outras coisas na sua vida, uma vez que não é egoísta. Mas o desejo Dele é estar dentro de cada um, participar da nossa vida e acrescentar tudo o que em nós é preciso.

Falámos em poucas palavras sobre este assunto, mas um dia inteiro dedicado a este tema seria pouco para falar sobre quem Ele é. Contudo, dei as características principais para que avalie se Ele realmente está em si e, então, permita que esse poder fique em evidência:
– Poder, ousadia, coragem, direção, definição, lembrar de tudo o que tem aprendido…
Nada vai cair em esquecimento, mas há uma prática da Palavra de Deus, ou seja, não ficará apenas na consciência, mas Ele vai auxiliá-la para poder praticar, para que se torne uma testemunha Dele.
É ou não é tudo de bom?! É tudo o que precisamos na vida.
Então, amiga, receba esse poder em si!
Agora e depois de ouvir esse áudio, pode parar onde estiver e avaliar a sua vida. Se chegar à conclusão que não tem esse Espírito, se for sincera e se buscá-Lo, vai encontrá-Lo.
Esclareci a sua questão, Yolanda?
Yolanda – Sem dúvida!
Sara – Na próxima semana estaremos aqui com mais perguntas e respostas.
Um abraço e até à próxima!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

43 comentários

  1. Muito forte! Sei que meu batimo está perto.
    Fju Goiás?

    Ver mais
  2. Muito forte esse tema,E tenho certeza que ajudou a muitos! Gostei Muito! Bem claro.

    Ver mais
  3. Oi ,tive a confirmação dentro de mim num domingo quando estava buscando o espírito santo e eu fiquei feliz ,mas depois vieram uns pensamentos de que eu n fui batizada e que eu iria manifestar ,depois eu falei tá amarrado e continuei com essa certeza .Mas agora estou fazendo o jejum de Daniel ,e continua vindo essas dúvidas, o que faço?

    Ver mais
    1. Oi Jessica tudo bem queria esclarecer a voce que ja tive esa duvida apos a conversao, quando chegava a igreja na sexta meu cora;áo disparava e l[a vinha a duvida ser[a que tenho o Espirito Santo, porem acabei por sair da igreja por isso. Ate que voltei novamente com muitas lutas novamente passei pelas aguas e logo veio a certeza da salva;áo, comecei a jejuar, orar, ler a biblia com toda for;a at{e que ele veio sobre mim e tenho uma certeza que ningu[em pode tirar de dentro de mim e uma alegria em meu ser. hoje realmente estou liberta de fato e verdade e pronta para as lutas que virao.O diabo pode me jogar palavras mas ninguem consegue tirar a certeza que o propio Deus confirmou e confirma em mim. Por isso náo aceite o diabo lan;ar duvidas dentro de vocë busque com toda for;a a certeza dentro de vocë e um dia se ainda náo aconteceu o batismo certamente ira acontecer logo logo…Leia a parte da biblia que diz que se um filho lhe pedir páo o pai náo dara pedra, quanto mais Deus nosso pai dos ceus náo dara o que pedirmos. Ele quer habitar dentro de nos o problema que somos incredulos de náo crer na palavra somente crer sem duvidar. Entáo náo aceite o diabo infiltrar a na sua mente essas palavras e sementes de duvidas. Creia na palavra! Somente creia amarre a duvida lan;ada e voce a resistindo o diabo ira sumir, pois o que sáo batizados no Espirito Santo o diabo tamb[em pode lan;ar duvidas mas a diferen;a que Deus sempre confirma a certeza, veja tamb[em em Galatas os frutos do Espirito e fique na fe, espero muito te-la ajudado.

      Ver mais
  4. o Espirito santo é tudo de que precisamos para vencer esse mundo e vencer a nos mesmas

    Ver mais
  5. D. Vivi gostaria de saber se existe diferença entre encontro com Deus e batismo com o Espírito Santo?

    Ver mais
1 5 6 7