Audio: Largue o seu peso

Viviane Freitas

  • 6
  • Out
  • 2014

Audio : Largue o seu peso

  • 6
  • Out
  • 2014

Olá a todos os internautas. É muito bom estar aqui com vocês!

Estamos a ler o livro de Êxodo, e no último áudio falámos sobre as parteiras, a quem Faraó ordenara matar todos os filhos – “homens” – dos hebreus, porque ele temia o crescimento do povo de Israel. E esta ordem foi cumprida, tendo todos os meninos, desdendentes de hebreus, sido mortos, para assim tentar impedir o desenvolvimento daquele povo.

Mas veja o que sucedeu:

“Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma descendente de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses. Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal à beira do rio.” (Ex.2:1-3)

Que fé evidenciou esta mulher, esposa de um levita! Tentou esconder o seu filho, mas não lhe sendo mais possível, preparou um cesto e largou o seu bebé à beira do rio.

E hoje, o que isto tem a ver connosco?

Tudo o que nós temos guardado, é normalmente o que valorizamos. O que preservamos, guardamos e escondemos, é porque tem valor.

Nos relatos, não percebemos que aquela mulher se tenha tornado injusta para com Deus. Apenas que agiu de forma inteligente!

E enquanto ela guardava, durante três meses, aquela criança inocente, estava atemorizada, porque sabia que não tinha o direito de o fazer.

E hoje, amiga internauta, o que tem guardado no seu interior que a tem perturbado, preocupado, tornado ansiosa, receosa, com medo, dúvidas e atormentando a sua vida, talvez durante meses ou anos? Somos nós que temos de nos desfazer do peso, pois, como humanos, guardamos o passado, aquilo que brilha aos nossos olhos, os nossos pertences, familiares, a quem amamos. E quando isso é ameaçado, ou fica em perigo, mexe com a nossa estrutura humana e corremos o risco de agir pelo sentimento.

Veja que não refere que aquela mulher chorou, “urrou” de dor, mas com certeza ela teve dores, como a de largar o seu filho, bebé, inocente, no rio, sem saber o que ía acontecer. Mas ela tomou uma iniciativa, uma atitude, que surpreendeu a Deus, permitindo-O usá-la, escolhendo um homem que se tornaria o libertador do povo de Israel. E assim acontece com toda a pessoa que age pela fé inteligente e que não fica estagnada aos seus sentimentos e dor.

Não adiantava esconder mais aquela criança, pois seria morta de qualquer forma. E assim a largou no rio. Quando o fez, largou, igualmente, a ansiedade, ao que estava presa, o que escondia e lhe era valioso.

Aquela mulher agiu de uma forma inteligente e a mesma coisa sucede connosco, quando largamos o que nos tem atormentado, aprisionado, talvez um desafio novo, um acontecimento que sucedeu nos últimos anos, com um familiar, filho, marido, irmãos, a que ficou presa. Ou um problema económico que tenta esconder, proteger e defender, de uma ou outra forma. E o que acontece? Muitas vezes surgem as situações difíceis, não para julgar Deus ou vê-Lo como injusto, mas para materializar a nossa fé. A atitude daquela mulher, sem ela saber, viria a salvar o povo através do seu filho!

Veja como o Espírito Santo se sujeita às nossas atitudes: Se aquela mulher permanecesse com o filho escondido, certamente teria sido morto, mas ela fez o surpreendente! Nada que alguém lhe ensinasse, mas de acordo com a sua própria fé. E isto chama-me muito a atenção: Quantas vezes nos prendemos a algo que não queremos soltar?! Filho, marido, diploma, carreira, futuro, família, seja o que for… Mas é isso que nos torna pesadas!

Imagine o tormento durante os três meses que a criança estava escondida… o medo, a falta de paz que aquela mulher teve, durante esse tempo. Mas ela tomou uma atitude: Largou!

Assim deve largar tudo o que está a guardar e a torná-la pesada, como receios ou medo de tomar atitudes.

Não vale a pena ser pesada! Talvez quando ouve falar de sacrifício, na Igreja, e Deus lhe pede algo, pense: “Deus, estás a pedir-me algo tão difícil!” Só que você não sabe que, quando Deus nos pede, é precisamente para arrancar o “peso” que está dentro de nós.

Quando aquela mulher largou o seu filho no rio, tomou a atitude de o colocar nas mãos de Deus. A atitude dela “disse” isso, e a sua atitude fala a respeito da sua fé! Fala a respeito do que professa e da forma que crê em Deus. A sua atitude revela quem é Deus para si. E sobre isso deve refletir, amiga internauta.

Todas as vezes que algo estiver a atormentá-la, seja o que for, largue! Coloque nas mãos de Deus e Ele providenciará algo que você não espera.

Na quarta-feira falaremos mais a respeito do que aconteceu com a criança, resultado da atitude daquela mulher.

Até lá, deixe o seu comentário, dizendo-me ao que está presa. Permita-me saber um pouco de si! Temo-nos disposto a cuidar de si através do Blog. Temos, a cada dia, um tema: Para obreiras, mães e filhos, para os jovens, assuntos de saúde, enfim, tratando de cuidar de si. Mas para cuidarmos melhor, é mais fácil quando se dá a conhecer. Então, participe aqui no Blog. A sua participação é valiosa.

Um grande abraço e estaremos de volta, na quarta-feira com o áudio.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

326 comentários

  1. Tenho tido medo do futuro, medo de refazer os mesmos erros, de nao ser capaz, de nunca chegar là… tantos medos que me dà raiva! Portanto em sei que Deus é comigo!!

    Ver mais
  2. Enquanto eu ouvia este áudio, eu perguntava o que eu guardo de valor para mim e não encontrava perguntei para Deus , logo ele me mostrou e o que na maioria das vezes ,eu auto quero me proteger ,enquanto procuro ficar na minha zona de conforto não faço amizades para não me machucar ou me decepscionar com as mudanças de atitudes das outras pessoas e na maioria das o amigo de verdade e sincero e a sinceridade pode machucar então para envitar estes problemas e outros mais , eu optei por ser amiga entre ” ” mas não ter amigas mas eu não gostaria de ter pena de mim .e foi isso que Deus me mostrou que eu tenho guardado .

    Ver mais
  3. Hoje percebo o quanto perdemos tempos carregando pesos desnecessários em nossa vida. Pesos que podem nos deixar prostrados diante da vida por estar com a mente pesada e isso neutraliza a nossa fé. Vive isso nos últimos meses e a experiencia não foi boa…nunca mais vou passar por isso , vou lutar pra não carregar mais pesos…

    Ver mais
  4. Quantas são os pesos que guardamos em nossas vidas, a ponto desses pesos se tornarem verdadeiras toneladas.
    Não é fácil joga-los fora pois eles causam dor,feridas.
    Mas vale a pena quando é para agradar a Deus.

    Ver mais
  5. muito forte dona Vivi e eu estava sim presa aos meus medos, de mostrar meu potencial pra Deu, mas através desse post O Espírito Santo pode me fazer entender que nada pode ser um peso em minha vida e preciso largar todo e qualquer tipo de peso que venha me impedir de vencer.
    obrigada mais uma vez por mais uma direção.

    Ver mais
  6. É de fato, uma humilhação perante Deus! Pois o Proprio levanta quando nos Humilhamos a Ele.

    Ver mais
1 52 53 54