21 dias de Jejum – 9º Dia

Viviane Freitas

  • 1
  • Out
  • 2013

21 dias de Jejum – 9º Dia

  • 1
  • Out
  • 2013

Néscias e Prudentes

Olá a todas as internautas que estão a ouvir este audio. É um prazer muito grande estar aqui, e lutar para que o Espírito Santo venha a fazer parte da sua vida. E, já sendo batizada com o Espírito Santo, que seja renovada, ou, talvez, venha a tornar-se mais prudente.

Hoje vamos falar acerca da parábola das dez virgens:

“Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.” (Mt.25:1-4)

Você pode considerar-se “virgem”, porque não mente, tem uma vida pautada nos princípios cristãos, bem estruturada dentro de casa, não engana ninguém e vive em aparente integridade. Mas quando está à vontade na sua fé, mesmo sendo esposa de pastor, de bispo, ou o que seja; se é néscia, confiando demasiadamente na própria capacidade, abandona a prudência. Passam a faltar o temor e o zelo de guardar a Palavra de Deus.

Quando reconhecemos não ser perfeitas, estamos atentas às nossas atitudes, guardando tudo aquilo que nos foi ensinado.

As néscias levaram as lâmpadas mas não o azeite. Já as prudentes, além das lâmpadas, também levaram azeite nas suas vasilhas.


A néscia esquece-se dos seus compromissos porque não é responsável. Já a prudente, não confia na sua própria capacidade, mas prepara-se para o dia de amanhã, em como receber o seu “noivo”.
Como, num dia tão importante, se esquece de algo fundamental?!

Isto acontece com todos aqueles que esperam pelo Senhor, à vontade! Pensam: “Deus é bom, maravilhoso. Ele entende…” Sempre amenizam as próprias falhas com uma desculpa. Não se aperfeiçoam ou corrigem.


Quando se fala em prudência, recorda-se a cautela e a responsabilidade. Lembra a obediência nos mínimos detalhes. Ora, não somos perfeitos mas isso não significa que viveremos “à la vonté”! O meu dever é corrigir-me.

Ao longo destes anos, na Obra de Deus, e já conhecendo o Senhor Jesus, tive que corrigir várias imperfeições e erros, muitas vezes ficando decepcionada comigo mesma, pois não me imaginava com tal problema. Mas quando aceitei e reparei a minha comunhão com Deus, que vai muito além do que falar com Ele, tive a chance de me consertar interiormente.

Há muitas pessoas que falam com Deus, mas não firmam, com Ele, um compromisso. Quantas religiões existem, em que as pessoas oram, rezam, falam, mas que não têm uma vida justa aos Seus olhos?

Essas virgens estavam a preparar-se para o casamento… mas, “tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.” (Mt.25:5)


Eu não sei qual é a sua situação, se está a buscar o Espírito Santo ou se já O possui, mas deve concentrar-se no seguinte: O que envolve Deus, e o nosso relacionamento com Ele, não pode ser baseado em inconstância, em esquecimento ou falta de compromisso.

Tanto as pessoas que são batizadas, quanto as que ainda não são, passam a ser renovadas e cheias da presença de Deus, quando existe essa prudência e os olhos são abertos para a sua própria vida.

No livro de Eclesiastes, algo me chamou a atenção sobre o significado de “néscias”:

“Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos.”
(Ec.5:3,4)

O que significa ser “néscio” para Deus? Dizer algo que não se cumpre!

Domingo, na reunião da Sede Internacional da Europa, realizada pelo Bispo Macedo, foi referido o valor da palavra, a qual a pessoa deve honrar. E as néscias não têm esta honra, pois, quando falam com Deus, fazem-no de forma religiosa. As suas atitudes não coadunam com as palavras que proferem. Não há ação… prometem e não cumprem!

Por vezes, em oração, diz algo a Deus, mas, no dia a dia, “esquece-se” de cumprir, tornando vazias as suas palavras. Não há um compromisso. Então imagine, se, de fato, fazemos um voto a Deus e não cumprimos. Somos tidos como tolos!

E, então, entra em desespero: “Ai meu Deus, e eu que me esqueço, como faço?!”

A única forma, é reparar esse erro.

Não estou aqui para condená-la ou “enfiá-la” no inferno, mas quero que preste bem atenção, reparando na sua forma de ser para Deus, e naquilo que Lhe diz.

Até mesmo na busca, na entrega… Diz que coloca tudo em Suas mãos, mas na hora “H”, não permite que Deus a use, pois quer fazer a sua vontade. São néscias! Dizem uma coisa e agem de forma contrária.

Então, vigiemos! Por vezes, falamos muito, mas não cumprimos o que dizemos… e nenhuma de nós pretende estar no lugar de “néscia”.

A néscia está à espera do noivo… e quem não está à espera do Senhor Jesus, pretendendo encontrar-Se com Ele no dia em que vier pela Igreja? Todos estão à espera, mas nem todos mostram esse respeito, o valor, para com o próprio Deus. E andam “à vontade”; à sua maneira…

E não é à nossa maneira, mas da maneira como o Senhor nos instruiu.

Quero deixar claro a si, internauta, que tem participado nestes 21 Dias, desde o início, que fico feliz com a sua perseverança.

Talvez se tenha comprometido a acompanhar diariamente, mas chegando o sábado, domingo, ou algum dia fora do normal, distrai-se com algo, e “esquece-se”, alegando que já foi à Igreja, ou outra desculpa semelhante. Veja bem: O que pretende ser? Néscia ou prudente? Uma pessoa de palavra, ou não?!

Nós é que fazemos o nosso tempo. E por vezes não temos tempo para as coisas de Deus, porque permitimos que as distrações nos levem para o lado oposto.

Foi através de um jejum, há muitos anos atrás, que também eu comecei a separar e a deixar de ter interesse, por exemplo, na televisão. Aos poucos, tudo começou a ser eliminado, porque determinei “fazer” tempo para o que mais eu precisava.

Pode descontrair-se, mas não seja desiquilibrada. Esta oportunidade dos 21 Dias, é também para termos sensibilidade, e percebermos qual a nossa maior tendência, que muitas vezes nem é a televisão, mas outro tipo de coisas que nos afasta de Deus e nos impede de meditar nas nossas próprias acções.

Ficamos por aqui e amanhã voltaremos!

Um abraço a todos os que têm participado no Blog e deixado os seus comentários, e também a si, que não tem tido essa oportunidade, mas assim que tiver, deixe o seu comentário, pois será um grande prazer saber o que está no seu coração e ocupa o seu pensamento.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

182 comentários

  1. Olá, Dona Viviane, achei muito interessante o que escrevera a respeito de um jejum pelo qual começou a perder o interesse pelo que pudesse tomar o seu tempo com Deus. Na verdade, isso aconteceu comigo há algumas semanas. Na semana do dia 5 de novembro,antes de uma prova que iria fazer, devido a um conselho de uma parente, optei por fazer um jejum nao de alimentos,mas daquilo que tirasse minha atencao de Deus, e isso, fiz com o objetivo de focar somente nEle para que nem mesmo uma prova me fizesse perdê-lo de vista. Desde entao, quando voltei às redes sociais, eu tive uma percepcao bastante clara, o que nunca havia me ocorrido, do quanto o facebook ke afastava de Deus e, de fato, eu nao o utilizo para ter acesso a informacoes que desagradem ao Senhor. Porem, ainda nessa semana, continuei a acessar tal rede social. Depois fiz um outro jejum de informacoes, ja nas proximidades da vigilia do ouro com o Bispo Sergio, mesmo sem ser obreira, e digo que tive a certeza que precisava disso. Neste momento, ao fim deste jejum, eu percebo que minha tendencia sera me afastar mais daquilo que toma meu tempo com o Senhor nas redes sociais, nao que as utilizar seja pecado, mas demasiadamente nos afasta da voz dEle. Compartilho isso no blog , porque é evidente como um jejum é capaz de trazer a presenca de Deus para as nossas vidas. Em especial, este jejum, na reuniao de ontem, me fez perceber coisas simples, que embora pra quem ja tenha um encontro com Deus, eu ainda nao tinha percebido. Entendi que nao é a voz dEle que tem de se tornar mais clara. Eu devo me achegar a Ele! Agradeco a Deus pelos seus servos que em muito nos levam ao caminho para achá-lo, a senhora, Viviane, é uma serva, desejo que a luz dele te ilumine mil vezes mais em todo o caminho que percorrerá para fazer a obra dEle.

    Ver mais
  2. Olá dna Viviane.
    Esta mensagem chamou muito a minha atenção, principalmente sobre o ser néscia e desconcentrada. Estarei me esforçando e lutando para por em pratica!
    Obrigada!

    Ver mais
  3. Boa noite, D. Vivi.. as pregações desses dias têm sido sobre isso mesmo! E é fato. A maioria busca só na igreja, ora quando se aperta, jejua quando vai para o descarrego somente. Eu parei para me analisar e sei e confesso que eu venho buscando em casa, indo à igreja todo dia, jejuando, orando por causa do jejum de Daniel e quando acabar? Pensei nisso e Deus me mostrou que com certeza eu não iria continuar assim.. E eu estava meio cheia por falta de fazer isso tudo, mantendo minha “Lâmpada” só com o que ouvia e recebia na igreja e em casa orava, lia a Bíblia, buscava as vezes, mas com pouca intensidade. Deus me alertou com essas pregações e confirma com com esse áudio que Ele usou a sr, para falar.. Deus abençõe mais e mais a sra.

    Ver mais
  4. Dona Viviane, muito forte esta mensagem me ajudou muito, pois estava agindo como uma nércia, apatir de hoje vou mudar minhas atitudes pois quero muito ser Batizada com o Espirito Santo.

    Ver mais
    1. Tati, o grupo de mulheres daqui da minha região, fez um voto com Deus, no ALtar, de buscar a presença Dele todos os dias assim que acordar… Um conselho meu seria vc fazer esse voto com Deus. Pode vir aquela voz falando que você não vai conseguir, vai esquecer, é chato, mas não dê ouvidos. Saiba que não é pecado esses pensamentos, mas aceitá-los que é. Rejeite-os fazendo exatamente o que sua vontade não quer. DUVIDO que vc SUFOCANDO suas vontades e buscando O Espírito Santo Ele não venha sobre vc! Beijos!

      Ver mais
      1. KARLA DE Fc1TIMA GOME disse:Nunca perdi um culto de Mulheres Diante do Trono mas ontem a palavra foi tendrema pra mim porque reCentemente apf3s o inicio do Culto das Mulheres e de frequentar a Casa Rosada realizando o curso Mulher f9nica Deus tem aberto meus olhos e emu corae7e3o para a sua palavra e eu tenho percebido como estava cega ne3o tinha conhecimento da palavra e agia errado eu fui durantte 9 anos uma vasti no meu relacc

        Ver mais
1 27 28 29