7 hábitos das pessoas super desorganizadas

Viviane Freitas

  • 5
  • Ago
  • 2010

7 hábitos das pessoas super desorganizadas

  • 5
  • Ago
  • 2010

Pessoas super desorganizadas ou cronicamente desorganizadas

Essas pessoas possuem características comuns, como a dificuldade crônica de encontrar objetos perdidos, dificuldade de concentração ou um senso equivocado quanto ao tempo necessário para completar uma tarefa.

Vamos identificar os 7 destes hábitos: (que devemos procurar modificar)

1. “posso precisar disso um dia” – o hábito de acumular coisas e de guardar um monte de tranqueiras que não servem pra nada e nunca vão ser utilizadas, é uma das principais causas da bagunça e desorganização. Pessoas com este hábito estão sempre procurando por mais espaço, mais gavetas, mais armários, mais salas… a má notícia é que nunca haverá espaço suficiente. Em muitos casos, a bagunça tem a ver com o medo de perder memórias ou lembranças, com a preocupação com o futuro ou ainda com a sensação de que alguma coisa ruim pode acontecer. Pode ter a ver ainda com a forma como lidamos com uma perda ou como mascaramos a dor de um trauma recente.

2. “pode colocar aí mesmo” – o hábito de não separar as coisas, não classificá-las ou categorizá-las adequadamente, faz com que nunca exista um lugar certo para colocar um documento ou objeto, e sobra apenas a opção de “deixa por aí mesmo”. Bagunça no estado da arte!

3. “segunda feira eu vejo isso” – o clássico e terrível hábito de deixar tudo para depois. Depois eu vejo, amanhã eu faço, segunda feira começo meu regime e por aí vai. A procrastinação (ato de deixar para depois o que deveria ser feito agora) pode ter origem em diversos fatores mas os dois principais são a desorganização pessoal (muitos exemplos neste artigo) e o perfeccionismo. Como diz um ditado popular, o perfeccionismo é o pior inimigo do suficientemente bom.

4. “eu me encontro na minha bagunça” – o hábito de manter uma bagunça “federal” em suas mesas de trabalho, suas gavetas e seus arquivos vem da suposta habilidade dos desorganizados em encontrar as coisas no meio do caos. Uma ilusão. Na verdade a falta de noção, o não saber por onde começar, ou mesmo a falsa idéia de que organizar vai tomar muito tempo, acaba forçando a decisão de que é melhor deixar tudo como está.O que as pessoas assim se esquecem é que tudo pode piorar, sempre.

5. “uso sempre minha super memória” – Um ser iluminado! Tem o hábito de contar sempre com sua memória de elefante. Muitas vezes porém, precisa lançar mão da memória alheia. Não utiliza agenda e não tem o costume de marcar compromissos ou registrar lembretes. Pessoas com este hábito, estão sempre estressadas e pior, estressando aqueles que convivem com ela.

6. “desculpe o atraso” – o hábito de deixar tudo para a última hora, e não planejar e programar suas atividades, faz com que pessoas assim percam a noção e senso no uso do tempo, e por conta disso estão sempre atrasadas para os seus compromissos ou perdendo prazos para entrega de trabalhos. Doenças repentinas, pneus furados, congestionamentos “monstro” e outras desculpas esfarrapadas estão sempre na sua lista.

7. “desculpe, mas perdi esse ficheiro” – Bem, o hábito de perder documentos, arquivos no computador, chaves, sapatos, crianças (sim, crianças!) faz com que estas pessoas tenham muito retrabalho e muito stress adicional, afetando de forma impiedosa sua produtividade.

Fonte: ozorganize.wordpress.com

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

9 comentários

  1. esta é uma grande visão. pós a cada dia ve-se pessoas menos compromissadas, menos pontual, menos ordeira etc… que claramente reflete-se na desorganização. uma sociedade desorganizada é uma organização com ruptura, sem normas e nem principios e como nós ( seres vivos) é que fazemos a sociedade precisamos ser pessoas organizadas, obendecendo padroes como Pontualidade, Asuidade, Compromisso…

    Ver mais
  2. E a pergunta que não deixa calar…. O que fazer para melhorar???
    Socorroooo… =/

    Ver mais
    1. Seção de despega, coordenar o tempo e traçar metas!!! Valeu o post, me fez rever ações e traçar metas…. Rumo a organização e controlar o meu mal…ser perfeccionista…. =P !!!

      Ver mais
1 2