20º Dia – No que consiste a fé?

Viviane Freitas

  • 29
  • Jun
  • 2014

20º Dia – No que consiste a fé?

  • 29
  • Jun
  • 2014

“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.” (Jo.5:1-9)

Pode pensar: “Que privilégio! Jesus viu aquele homem, falou com ele, curou-o… enquanto eu, estou há anos nesta situação! Não sou batizada com o Espírito Santo, não sou realizada sentimentalmente, não conquisto na vida financeira…”. Vários fatores que pode alegar perante a situação.

Mas, em que consiste a fé?

Quando Jesus fez uma pergunta direta, analise a resposta daquele homem: Alguém enfermo deveria dizer: “Sim!”, mas ele respondeu, ao invés: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.

Ele justificou, de imediato, o motivo de ainda não ter sido curado.

Muitas pessoas dão essa desculpa: “É porque sou fraquinha; ninguém me ajuda, ninguém me acompanhou…” Cheias de desculpas!

Quando, na verdade, a fé não tem desculpas.

A pergunta é feita de forma simples: “Você quer ser curado?!; sair dessa prostração de 38 anos?”

Então: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.”

Enquanto murmurar, observar as consequências, as dificuldades; a aparente falta de condições, jamais vai agir a sua fé, e esta, sem obras, é morta!

E o que fez Jesus com aquele homem? Levou-o a tomar uma atitude, para que completasse a “obra” que lhe cabia – a sua parte – levantando-se!

Pare de ficar prostrado e de dar desculpas, esperando que outros tomem a decisão por si. O que tem que fazer, é pegar naquilo que a tem impedido, como aquele homem pegou na sua cama, e agir a sua fé!

Porque é que, muitas vezes, se torna uma pessoa “acamada” na fé? Porque não prioriza as coisas de Deus, e depende das situações à sua volta para resolver os problemas.

Mas quando está resolvida, no seu interior, é ativa na fé!

Talvez esteja na faixa etária dos 40 anos, e preocupada, porque as suas amigas casam, e você fica para “tia”, quando, na verdade, tem que tomar atitudes. E quais? Tomando o seu “leito”!

Como? Tome posse da Palavra de Deus, servindo-O de todo o coração, e diga: “Deus, não sei quem é a pessoa, mas quero que coloque no meu caminho, a pessoa certa!”

Um dia, fiz essa oração a Deus, pois já havia tido um namoro, que não dera certo, e eu queria um namorado, não para passar o tempo, mas para casar. Então, não podia cometer o erro de ficar ansiosa, mas resolver a questão, de uma vez por todas!

Então, decidi investir na minha vida espiritual, servindo a Deus, entregando-Lhe a direção total da situação. E determinava: “No dia do casamento da minha irmã, vão ver o meu futuro marido ao meu lado!”

Eu profetizei!

Você percebe que a fé, faz mover até Deus! Quando profetiza, tem a certeza, participa-Lhe a sua situação, e não fica “acamada”, anos a fio, preocupada com a situação, mas levanta-se e sai adiante. Então, Deus cumpre o determinado, em virtude da sua fé e ligação a Ele!

E, no dia do casamento da minha irmã, como determinado, já estava com o meu futuro marido ao meu lado, namorando há um mês!

Repare no espírito do homem: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.

Você está, igualmente, à espera que alguém a ajude, interceda em seu favor e mostre ao rapaz que você gosta dele?! Acha que outros passam à sua frente, porque não toma uma atitude?! Mas, a sua atitude, não é dirigir-se à pessoa e precipitar-se, pois perde o seu valor como mulher.

O homem gosta de conquistar, então não deve tomar o seu papel.

O que deve fazer, é tirar o “leito” que a faz ficar ansiosa e preocupada, seja com a vida sentimental, financeira, familiar, etc., e olhar para a frente!

“Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.”

Nada impediu Jesus de fazer o que deveria ser feito, nem o facto de ser sábado. Nenhuma religião Lhe ditaria o que fazer! O que Ele diz e faz, não se questiona.

Mas, os religiosos, queriam seguir de acordo com os ensinamentos tradicionais.

A fé não é uma religião!

A religião diz: “Tem que dar o dízimo.” Mas, o que Deus ensina, é a priorizá-Lo, além de lhe ser fiel!

O que tem a dizer-me? Faça o seu comentário, que lerei cada um!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

127 comentários

  1. Realmente eu vi que tenho que tomar atitudes, e não esperar por ninguém, muito menos dar desculpas! Agir a minha fé, profetizar aquilo que ainda não existe, e torna lo real! Para o nome de Jesus ser glorificado!

    Ver mais
  2. Realmente, a fé não consiste em saber o que vai acontecer depois que eu agi-la, e sim ter a certeza que aquilo que eu creio vai acontecer porque eu a manisfestei. Não se importar com as consequências, e sim crer que Deus vai cuidar para que tudo ocorra da maneira que eu cri.

    Ver mais
  3. Ao invés, agora, que eu fique olhando para as oportunidades que perdi vou olhar para frente, para aquilo que Deus tem me preparado!

    Ver mais
  4. Preciso aprender a usar mais a minha fé a depender mais de Deus, a não ficar acomodada e a tirar a ansiedade de receber o Espírito Santo de mim! Usar a fé tomar atitudes que vão me fazer crescer.

    Ver mais
  5. Muitos na igreja infelizmente agem dessa formar,ela acha que é só cumpri o voto e pronto,mas o verdadeiro sacrifício fica a desejar.Eu apreende a usa esa fé intligente de não fica prostada de depende de terceiros.

    Pois na verdade eles podem até nos ajudar na orientação,mas não agi por nós.é a minha fé que vai trazer resultados pra minha vida é o meu voto meu esforço fazer moha parte é o meu sacrifício é eu e Deus.

    A que em casa se não coloca ração pro cachorro tadinho ele fica com fome.

    Quantas são as pessoa que recebm uma direção e não as-coloca em prática,recebe,recebe recebe…….

    Ver mais
  6. O que chamou minha atenção e que a senhora , invistiu na sua vida Espiritual; servindo a Deus , entregando- lhe a direcção total da situação e determinou, profetizou e aconteceu. Não ficou a Espera ansiosa, mas invistiu com Deus , e Deus honrou, e tomou posse da conquista pela fé e determinação.
    Deus compre o determinado, em virtude da minha ligação a Ele.
    Vou fazer o mesmo e creio na minha conquista.
    Rush2016- ( Lisboa)

    Ver mais
1 19 20 21