1º chá do Projeto Raabe

Viviane Freitas

  • 28
  • Dez
  • 2012

1º chá do Projeto Raabe

  • 28
  • Dez
  • 2012

O Projeto Raabe teve início aqui em Portugal na caminhada “Rompendo o Silêncio”.


Foram muitas as pessoas que se juntaram a esta causa naquele dia.

Entre elas surgiram mulheres que libertaram o seu grito de socorro que estava preso no meio do sufoco em que vivem ou viveram. Mulheres que são constantemente submetidas a agressões e abusos; muitas das quais só agora tiveram coragem para falar e pedir ajuda.

E é com esse mesmo objetivo, de amparar essas vítimas, que as voluntárias do projeto se disponibilizam para acompanhá-las e dar-lhes uma orientação profissional.

No passado dia 09 de Dezembro, o Projeto Raabe realizou o seu primeiro encontro.
Com o lenço vermelho ao pescoço e um sorriso rasgado, as voluntárias estavam de braços abertos para receber as convidadas para um Chá muito especial.

Este encontro superou todas as expectativas, pois cada uma delas quis contar e partilhar a sua dor; não se deixando intimidar pelas mulheres que estavam presentes; mas vendo nelas alguém que as compreende e que compartem do mesmo sofrimento.

Uma tarde de convívio e companheirismo que teve lugar na cidade do Porto e também em Lisboa, onde partilharam experiências e receberam palavras de incentivo e força. Foi-lhes passada também uma orientação de como ultrapassar a situação em que vivem e como podem voltar a ter o amor-próprio e a autoestima que ficaram perdidas num passado que lhes dói lembrar, ou mesmo até do presente em que ainda vivem.
Muitas delas carregam lembranças que não são fáceis de esquecer; mágoas e ressentimentos que são difíceis de suportar… um aperto e angústia constantes que elas aprenderam a esconder dentro delas.

Ouviram um testemunho de uma mulher que outrora passou por abusos e que hoje tem seus medos e traumas superados. E para que lhes pudessem dar um atendimento mais rigoroso e pessoal, logo depois de participarem de um lanche preparado carinhosamente pelas voluntárias; estas fizeram um acompanhamento particular com cada uma delas.

Uma tarde muito saborosa e bem passada. Todas saíram com um brilho diferente no olhar e com uma nova força para enfrentar o seu passado e seguir para um presente e futuro mais felizes.

As voluntárias no final da tarde não conseguiam conter a felicidade que tinham pelos ótimos resultados que têm vindo a alcançar; afirmando que é apenas o começo de uma nova jornada na vida daquelas mulheres, mas desta vez uma jornada feliz e agradável, ficando a promessa que se voltariam a encontrar muito em breve.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

7 comentários

  1. Nossa dá felicidade de ler! Quantas almas o Senhor tem resgatado através deste projeto? Que e O Senhor Jesus venha continuar dando sabedoria aquelas que acompanham essas mulheres que sofrem tanto.

    Ver mais
1 2