18º Dia: Porque Deus permite tanta dificuldade?

Viviane Freitas

  • 7
  • Out
  • 2015

18º Dia : Porque Deus permite tanta dificuldade?

  • 7
  • Out
  • 2015

Muito bom dia! boa tarde! boa noite!

Você internauta, que acompanha este post pelo Blog, é um prazer estar aqui convosco.

Hoje já é o 18º Dia do Jejum! Não fique desanimada, se ainda não aconteceu o extraordinário, não fique triste, há sempre uma saída para si.

Nós estamos aqui no Blog todas as semanas, e irei publicar um texto exclusivo para si, que ainda não descobriu e não está a conseguir resolver a sua situação. Está a passar por dificuldades, por muitas coisas que não entende como agir? Vai encontrar uma amiga aqui, vamos ter um post chamado “minha amiga”. A sua primeira amiga, vai ser você mesma! Vamos trabalhar juntas, mas tem que estar “aqui” comigo, acessar o Blog, para que possa ler e saber ao respeito, de como cuidar dessa grande amiga!

Vamos agora falar daquilo que temos referido durante este Jejum, que é o coração. Como sabe, ele sempre vive a sentir… E ele pergunta: “Porque Deus permite tanta dificuldade?” Vamos saber a resposta de Deus?

Acompanhe comigo no livro de Deuteronômino, capítulo 8, versículo 2:

“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.
Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.
Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus.”
(Deuteronômio 8:2)

Lindo, não é?! Não sei se entendeu… Mas estou aqui para lhe dizer. Começa pelo seguinte:

“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos…”
(Deuteronômio 8:2-5)

É muito importante internauta, lembrar-se de todo aquele caminho, após Deus ter-Se apresentado a si. O Seu poder através dos milagres, mas lembre-se do caminho que traçou, quer dizer, o que optou nestes anos com Deus e até mesmo sem Ele… Agora com Ele é importante lembrar-se também, de todo o seu “histórico”, iremos abordar mais sobre isso, nesse post da “minha amiga”. É como se tivesse uma “Big Sister”, uma amiga ao vivo consigo, irá ler um post que vai “falar” consigo e cuidar de si, como normalmente fazemos aqui todas as semanas, mas para cada uma; vão ser assuntos diferentes.

Voltando ao que interessa… O que refere aqui? Que Deus permitiu que passasse por situações difíceis. Por exemplo, eu passei por uma situação difícil, quando perdi os meus filhos… Vai descobrir mais a respeito no meu diário, como aconteceu tudo de uma vez! Deixe-me chegar lá… Vão ter muito para saber, no meu diário, pois muita coisa vai acontecer. Quando eu perdi tudo, (depois saberá detalhes pois aqui não me cabe falar) senti-me nessa situação, estava no deserto: Perdi os meus filhos e tudo o que estava à minha volta, que aparentemente era um “troféu”, uma alegria, aquilo que eu tinha. Mas quando o perdi, li esta passagem e dá-me uma grande alegria, ler estes versículos hoje:

Quando passa por momentos difíceis na sua vida, você descobre-se.

“…para te humilhar, para te provar…” (Deuteronômio 8:2)

Humilhou o seu orgulho… Você que apenas sabe receber e quer que as pessoas estejam a seu favor, mas quando nada está; quando tudo está contrário a si e até mesmo a humilhá-la, diz que é de Deus e pensa assim: “Mas como é que isso pode acontecer?” “Eu sou de Deus e estou a perder, a minha mãe expulsou-me de casa…”; “Sou de Deus e não tenho onde viver…”; “Sou de Deus e estou a passar por necessidades financeiras…”; “Sou de Deus mas está tudo contra mim! O meu marido não me entende; a minha mãe e a minha amiga também não me entendem… Está tudo contra mim!”

Vamos saber o porquê, veja só:

“…para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração…” (Deuteronômio 8:2)

Humilhar o seu orgulho, foi para provar o que estava dentro de si, às vezes nem sabe o que está no seu coração… Desconfia de si mesma e pensa: “Será que sou mesmo fiel a Deus? Que não estou com segundas intenções? Será que sou grata a Ele ou apenas o sou porque sempre me favoreceu? Será que creio Nele, porque o Senhor abençoou a minha família, curou, fez isto e aquilo? E agora quando vêm as dificuldades, fico chateada, revoltada, falo coisas inapropriadas…”

Realmente, minha amiga e meu amigo, é para saber o que estava no seu coração! Quando está tudo bem, é fácil apresentar coisas favoráveis, ser uma boa pessoa, ser educada, sorrir, mas quando tudo está contra si… O seu rosto, o seu semblante fica descaído, fica sem entender o que se passa.

“…para saber o que estava no teu coração…” (Deuteronômio 8:2)

Está a “ver”? As dificuldades que passa revelam coisas que jamais ia descobrir sobre si! Nem eu sabia, quando estava a passar por dificuldades, o que estava dentro de mim! Mas quando vi as minhas reações, lá estava o coração a revelar aquilo que, quando estava tudo bem, não acontecia. Eu até desconfiava de certas coisas… Mas quando vieram estes momentos difíceis, realmente entendi o que sucedia dentro de mim.

“…se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná…” (Deuteronômio 8:2-3)

O que é este maná? Tem que saber o que é… O maná é a Palavra de Deus, que vem do alto! Quando tudo esteve contra si, não a favoreceu, a humilhou, e deixou-a ter necessidades, realmente aí teve que “olhar para o alto”, teve que buscar desse maná. Que não conhecia! Talvez já tenha ouvido tantas mensagens maravilhosas, “bacanas”, que até transmitia a outras pessoas, mas agora que está a viver os momentos difíceis, vê que não conhecia… Que pensava de um jeito e agora está a entender de outra forma.

“…nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem…” (Deuteronômio 8:3)

Não é apenas ser “saciada” com a cura, com a transformação do seu filho, que as coisas estejam a seu favor e que tudo saia bem.

“…mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.” (Deuteronômio 8:3)

Veja amiga internauta, sim, você mesma que lê este post agora… Você passa a viver da Palavra de Deus! Já se deu conta que quando estava tudo a seu favor, não entendia muita coisa? Mas quando tudo esteve contra si, teve que viver pela Palavra de Deus, teve que ouvir, sujeitar-se, ser humilde, reconciliar-se com Deus, com outras pessoas, etc. Daí passou a viver! É impressionante que quando tudo estava a seu favor, iludia-se com o que estava a viver. Passou a viver, quando obedeceu à Palavra de Deus, houve uma obediência, uma crença, uma submissão a esta.

“Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus.”
(Deuteronômio 8:4-5)

Deus tem-na disciplinado, nesses momentos difíceis. Não quero dizer com isto, que a doença, os problemas familiares, o problema em si é de Dele. Não! Mas aqueles problemas, as dificuldades, Deus permite que aconteçam para que então, venha realmente conhecer-se, depender de ouvir a voz Dele e busca-Lo! Vê também que Ele disciplina, corrige o seu coração, os seus pensamentos, sentimentos, a sua ideia, etc., etc, etc… Maravilhoso é o nosso Deus!

Seja o que estiver a suceder nesse momento, a passar por dificuldades ou não… Saiba que, como o Bispo Macedo falou, (como o meu pai disse) se for batizada com o Espírito Santo neste Jejum, vai passar por dificuldades, por provas, para ver se irá guardar… Até mesmo revelar para si, se é verdadeiro ou não, o seu batismo com o Espírito Santo. As provas vão mostrar para si, se foi aprovada ou não. Encontrar-se com erros, dificuldades, não desanime! Porque até mesmo eu sendo batizada com o Espírito Santo, descobri erros e falhas enormes, foi através deles que fui moldada e hoje sou quem eu sou. Com certeza amanhã serei melhor, pois as dificuldades é que me moldam diante de Deus. Moldam o meu carácter, fazem-me humilde, atenciosa, vigilante. Foi isso! Não nasci perfeita, nos diários vai ver que não.

Meu amigo e minha amiga, estão convidados a participar na semana que vem, dos meus diários, dos posts e deste que será especialmente, para a “minha amiga”, porque já estamos a chegar aos últimos dias do Jejum. Irá descobrir que, quem quero que descubra e que seja a sua melhor amiga, é de si mesma. Vamos trabalhar para isso!

Agradeço os comentários que têm feitos aqui no Blog. Tem muitas pessoas que não fazem comentários, porque estão pensativas e às vezes nem tem o que falar… Está a fazer uma reviravolta dentro de si, eu compreendo!
Assim que entender, que vai ficar tudo claro e realmente, acontecer alguma consigo, não deixe de fazer o seu comentário, vou ficar tão feliz com o seu resultado!

Muito obrigada, por este momento em que deu-me a oportunidade de “falar” consigo e está tão bom acompanha-los!
Participe aqui mesmo no Blog, será prazeroso cuidar de si!
Dê-me o seu desafio! Obviamente, que não posso atender e nem falar com todos, mas quando leio, isso ajuda-me a criar temas para falar consigo.

Sejam bem-vindos, aos desafios da vida! Não tem a perder, somente a ganhar. Nos momentos difíceis, tem um aliado maravilhoso, que é Deus! Ele só espera dessas dificuldades, para que encontre realmente algo, que a vai fazer viver para o resto da eternidade. Algo maravilhoso que vai salvar a sua alma!

Um grande abraço para vocês. Amanhã estaremos de volta!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

276 comentários

  1. Nossa sem palavras, sei que direcionado para as mulheres de Deus, má a Fé e o Espírito é o mesmo pra todos muito bom eu ter lido ajudou-me bastante parabéns a Dona Viviane.

    Ver mais
  2. D.vivi .hoje mim encontro cansada de muitas lutas, injustas ,injurias. sou de DEUS estou firme na igreja. mim dou muito. mais descobrir que estou cansada. mim da uma ajuda.

    Ver mais
  3. Boa tarde,Obrigado por me ajudar a me conhecer pois é exatamente assim em cada deserto que passo vejo o quanto Deus tem cuidado de mim;sempre nas dificuldades vejo o quanto preciso ser melhor.Deus tem falado comigo através da senhora.

    Ver mais
  4. Tudo copera para bem da quele ele ama

    Ver mais
1 43 44 45